Orizon

2008 – 3800m²

O galpão dos anos 80 de uma antiga fabrica em Alphaville, Barueri, SP, ganhou novo layout, novo uso, novos ares. A empresa Orizon Conectivida de, especializada na comercialização de cartões para convênios de saúde, alugou o espaço para a instalação de seu escrtório A proposta de modernizar a edificação a um custo bastante reduzido, utilizando, para isso, materiais de demolição, além de adotar medidas como reuso da agua e o maximo possivel de iluminação natural para economizar energia “O objetivo na epoca foi fazer uma espécie de green building com baixo custo de obra e visando economia no futuro”, Foi instalado o sistema de reutilização da água da chuva. com um reservatório para 60 mil litros d’água usados em vasos sanitários e áreas externas nas torneiras de jardim.

Para uma economia de consumo de energia foi instalada uma manta asfáltica aluminizada refletora que foi colocada sobre o telhado, o que reduziu em 8 graus a temperatura interna do galpão e, como resultado, diminuiu a necessidade do uso de ar-condicionado.

Para garantir a entrada de luz natural, abriram-se rasgos de janelas nas laterais e uma grande janela nos fundos do galpão, onde também foi feito um jardim que humanizou o espaço. Os sheds, característicos das antigas construções industriais. precisaram ser fechados com gesso porque se encontravam em Péssimo estado de conservação e uma reforma teria alto custo A iluminacão foi reforcada com rebatedores de luz instalados nos pilares estruturais a cada 9m. São elementos circulares executados em aglomerado e pintados de branco que recebem a luz de duas luminarias do tipo pá e a rebatem para Baixo.

Além disso as luminarias reaproveitadas e adquiridas de um antigo escritório e instaladas diretamente no forro em placas de fibra mineral. Todas essas medidas contribuiram para a redução de 35% do custo da obra.

Outra solução para baratear reforma foi o revestimento do piso elevado que embute toda a fiação do escritório com placas de carpete reutilizadas de uma instituição bancária.

Em 120 dias de obra, o galpão de 3.800 mª ganhou nova roupagem desde a fachada. Para evitar a troca da caixilharia, a opção recaiu sobre um painel com uma foto de uma flo resta com árvores impressa em tela perfurada, semelhante ao entorno do terreno, dando a sensação visual de prosseguimento da vegetação A mesma imagem aparece no ambiente interno dos escritórios. Sob o painel da fachada de 45 m, uma moldura de madeira de demolição com iluminação completa o quadro de forma cenográfica. Internamente, a empresa recebeu ambientação contemporânea, com destaque para as inúmeras divisorias que delimitam os espaços de acordo com suas funções. Elas se destacam pelo formato curvo e variadas alturas – 2.80 m, 3 m. 4 m -, além das cores diferenciadas: larania, verde e azul, em tons que ja integram a comunicação visual da empresa.

A partir dessas divisórias com estrutura metálica, revestimento em placas de gesso e recortes circulares no centro, os ambientes se sucedem – lounge, café, lanchonete, auditório, CPD. biblioteca, cybercafé, espera. O layout interno priorizou a chamada área dos colaboradores, que ocupa praticamente todo o espaço, tendo, numa das laterais, as salas de reunião e diretoria. Os corredores ganharam como que ilhas com divisorias curvilineas e arvores. uma forma de amenizar a rigidez do espaço de trabalho. Toda a madeira do mobilia rio é certicada com o selo verde. A sustentabilidade sempre presente nos projetos

<< Voltar

NEVES ARQUITETURA
Av. Albert Einstein, 313 - Morumbi
São Paulo/SP

+55 11 99171-6886

FALE CONOSCO

    × Como posso te ajudar?