Gravadora Trama

O terreno de grandes dimensões, com um galpão de 4 mil metros quadrados, mostrou-se ideal para o extenso programa desenvolvido para o grupo formado por diversas empresas, entre elas a Gravadora Trama e a Trama Filmes. A ideia era manter as características fabris da construção, mas suavizá-las com ambientação limpa e predominantemente branca.

Para dispor todas as empresas no mesmo espaço, foi dividido o galpão em duas partes. Na maior delas, com 3 mil metros quadrados, foram instaladas 180 estações de trabalho na área central, delimitadas por divisórias baixas, que asseguram a vista panorâmica do conjunto e mantêm a integração das equipes. Para romper a sequência monótona desses postos, foram criados jardins internos que recebem luz natural por meio de tubos de ar-condicionado instalados perpendicularmente à cobertura e fechados com acrílico translúcido. Placas de borracha revestem o piso elevado.

O perímetro do conjunto é ocupado por salas de reuniões e pelas salas da presidência e da diretoria. Elas são cobertas e delimitadas lateralmente por blocos de concreto celular, que ganham continuidade abaixo do piso elevado, a fim de vedar o vão e fornecer proteção acústica; frontalmente, são fechadas por divisórias metálicas com vidro duplo, formando um colchão de ar que funciona como isolante acústico, mas não barra a passagem de luz. Somente nas salas da presidência, esse vão é ocupado por persianas. Uma sala de reuniões na área central é delimitada por vidro curvo.

O pé-direito original – oito metros nas cumeeiras e cinco nas demais áreas – foi amenizado na zona de escritórios com a instalação de rebaixos de formas orgânicas feitos com aço e poliestireno expandido (EPS). Atirantados ao teto, eles humanizam as dimensões do espaço, definem um plano inferior para a iluminação e ainda conciliam funções estéticas e acústicas. As telhas metálicas foram jateadas internamente com fibra de celulose, material que absorve sons; externamente, foram recobertas por poliuretano expandido e por manta térmica. Além dos rebaixos, a cobertura metálica deveria suportar a carga dos dutos de ar-condicionado e das luminárias. Por isso, foi necessário reforçar a estrutura.

<< Voltar

NEVES ARQUITETURA
Av. Albert Einstein, 313 - Morumbi
São Paulo/SP

+55 11 99171-6886

FALE CONOSCO

    × Como posso te ajudar?